terça-feira, 20 de novembro de 2012

Facebook te deixa mais gordo, pobre e malvado, diz estudo

Sempre pensei que o Facebook deixasse as pessoas idiotizadas, meio bobas, foras da realidade. Como alguém pode viciar em algo que expõe sua privacidade para que todos possam saber? Em alguns casos, já vi esse tipo de comentário em conversas com amigos, tem pessoas que postam que vão ao banheiro (só falta dizer o que estão fazendo lá), que estão levantando, o que vão comer, para onde vão e assim por diante.
Deixa pra lá minhas opiniões e vamos ao estudo. Ele mostra toda a verdade por trás das fotos de gente rica, magra e boazinha postadas no Facebook.
De acordo com um estudo da Universidade de Colúmbia e de Pittsburgh, a imagem positiva que surge a partir da página faz com que o autocontrole das pessoas diminua.

Uma das consequências mais fáceis de perceber é a agressividade.
"Quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões", disse Keith Wilcox, um dos autores do estudo, ao "Wall Street Journal".
O estudo foi dividido em cinco partes e contou com 541 participantes e, também, chegou a desagradável conclusão que os usuários do "face" ficam mais gordas e pobres.
Aqueles que passam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais tendências de comer besteira e ter mais gordura no corpo, assim como mais dívidas no cartão de crédito.
Outra parte do estudo mostrou que aqueles que passavam cinco minutos no Facebook, ficavam mais inclinados a comer biscoito do que uma barra de cereal.
Além disso, os internautas mostravam mais preguiça na hora de resolver problemas matemáticos e desistiam mais facilmente.
Sem dúvida que o estudo tem muito de verdade. Primeiro porque as pessoas que gostam de se expor e vivem para isso, tem que gastar mais dinheiro para mostrar aos outros um ar de superioridade. Segundo é que ficam mais tempo paradas diante do computador para postar as mensagens e ver o que os outros postaram, vão engordar! Por isso concordo que uma boa mesa de bar, com amigos, é muito mais divertido, apesar de provocar as mesmas reações, ou seja: engordar, te deixar mais pobre e... malvado não. Um bar nos deixa mais corajosos e machões, isso sim!

Nenhum comentário: